Show da Química

O projeto Show da Química pretende reunir alunos de Química (Licenciatura e Bacharelado) do campus de Jequié para elaboração de "efeitos especiais" (reações químicas) que serão empregados em apresentações teatrais, encenadas pelo próprio grupo, para o público que poderá ser formado por alunos de escolas e universidades, ou para a comunidade em geral. O projeto une a Química à magia do teatro, divulgando esta ciência em escolas, universidades e eventos diversos.

Acreditamos no poder transformador que a arte possui. Ela possibilita, improvisar, entrelaçar conhecimentos e abre as portas para a dimensão criativa do ser humano. Assim sendo, possui muito mais que uma faceta estética. Através da arte é possível tornar olhar mais sensível e mais crítico. Ela convida à participação, uma condição necessária para um ensino de Química mais cidadão. 

O Show da Química foi um projeto desenvolvido na UESB nos anos 90, que, apresentado em escolas, universidades e eventos diversos, arrancou sorrisos, aplausos, atraindo a atenção de crianças e adultos. Unindo a Química (com seus "efeitos especiais") à magia do teatro, conquistou alunos para o curso de Química, e fãs. Propomos aqui uma nova edição deste Show, dada sua relevância para a divulgação da Química na sociedade.