O LADIQ vai a Itagi

Ontem, dia 31 de agosto de 2012, fomos à cidade de Itagi, para uma aula de Ciências no Centro de Educação Comunitária Padre Otacilio. A professora Maria Aparecida, também aluna do curso de Química aqui da UESB de Jequié, nos convidou para apresentar um experimento sobre Ácidos e Bases para alunos do 8º e 9º anos.

Além de uma pequena demonstração da ação do extrato de repolho roxo em diversas substâncias, fizemos uma atividade em grupo com os estudantes, transformando-os em cientistas por um dia! Foi muito interessante ver como eles conseguiram formular treorias, apontar resultados duvidosos e defender suas ideias. Isso mostra o quanto pecamos ao limitar as aulas de Química/Ciências a definições e regras, a conceitos puramente abstratos, sendo que é possível ir além, com materiais e atividades tão simples!

Além de bastante divertida, esta visita teve um significado especial para mim, pois esta foi a escola em que estudei da 5ª série (hoje chamada de 6º ano) até o 1º ano do curso de Magistério, onde vivi momentos inesquecíveis, e tive uma educação exemplar. Além da saudade que senti ao ver minhas antigas salas de aula e as outras dependências do colégio, fiquei triste em pensar que o colégio foi abandonado pela CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade), sua mantenedora, e até correu o risco de fechar. Se não fosse a força de vontade de pais e professores, o colégio já estaria fechado.

Parabéns aos que têm lutado para manter o colégio aberto, dando educação de qualidade aos estudantes de Itagi e mantendo viva essa parte tão importante da história da cidade. Estou aqui para o que der e vier com vocês!

Agradecemos à professora Maria Aparecida, à diretora Vania Rosa e a todos que nos receberam com tanta atenção. Um agradecimento especial aos alunos, que participarem com entusiasmo e demonstaram que nossa visita significou algo de muito bom em suas vidas.
Abaixo, algumas fotos da visita.



















Comentários